Equipamentos de Pilates: Vale a pena comprar aparelhos de pilates usados?

AULAS DE PILATES: CRISE PARA ALGUNS E OPORTUNIDADE PARA OUTROS

Quando o profissional que trabalha com o Método Pilates resolve abrir sua própria empresa logo começa a sonhar com os equipamentos novos de pilates, escolha da cor, marca, prazo de entrega, garantia, qualidade e assistência técnica.

 

Em primeiro lugar é importante entender que o profissional passa de uma posição de carreira para outra, não entrarei no mérito de qual posição é a melhor, até porque as duas posições tem vantagens e desvantagens. Essa mudança de prestador de serviço para empresário é um grande passo, exige uma mudança de pensamento estratégico.

Abordarei somente a compra dos equipamentos, pois é uma das grandes dúvidas de todo profissional que esta adentrando na área empresárial.

 

Outro ponto importante é perceber que a questão do equipamento novo ou usado na decisão de compra é muito mais uma questão de vaidade do que estratégica. A quantidade de equipamentos de pilates sendo vendidos todos os dias é enorme, existe uma grande quantidade de oferta dos aparelhos de pilates e poucos compradores, logo o valor cai, como o contrário também já foi verdadeiro, muitos compradores para poucos equipamentos.

Em vários artigos que li sobre o tema os autores apontam que é preciso cuidado na compra, estar preparado para realizar a manutenção dos equipamentos, mas vamos conversar aqui entre nós, quando é que não precisamos ter cuidado com a compra de equipamentos de pilates ou mesmo quando já os temos, quando é que não nos preocuparemos com a manutenção dos aparelhos de pilates?

Antes de sair por ai pesquisando marcas, pense um melhor aproveitamento do seu orçamento, dentro de um estúdio precisamos pensar na recepção, tatames, lixeiras, computador, bebedouro, decoração, tatames, acessórios, móveis como porta calçados, cabides para bolsas e uma infinidade de detalhes. Por isso que o plano de negócio precisa vir antes da compra dos equipamentos de pilates.

Caso opte por equipamentos usados pesquise qual a linha do Método Pilates o proprietário atual utilizava, existem linhas como o Cross Pilates que muitas vezes os aparelhos sofrem um grande impacto na utilização dos exercícios, outras os equipamentos acabam sendo mais preservados, “quanto tempo de uso?”, “qual o motivo da venda?”, vá no local e olhe as condições dos equipamentos, a madeira, estofados, roldanas, olhais, tubos e toda estrutura, peça para utilizar e faça testes com alguns exercícios para sentir se o equipamento de pilates esta estável. Se existe algum defeito que pode ser facilmente arrumado como a mudança de um estofado, avalie uma negociação na compra.

É claro que existe a possibilidade de que você tenha um ótimo orçamento para o investimento, mas se você não tiver, não desanime e perceba que existem muitas possibilidades para você ter seu próprio negócio.

Colunista:

Fernanda Luiza Borges