O MÉTODO

Joseph Pilates nasceu em 1883 em Mönchengladbach, Alemanha. Devido à sua saúde frágil e consequente desejo de tornar-se saudável e forte, desde cedo esteve em contato com antigos métodos de treinamento da Grécia e Roma, assim como com técnicas de relaxamento orientais. Muito curioso e interessado por diferentes formas de movimento, estudava anatomia do corpo humano e os movimentos do mundo animal. Também praticou vários esportes como mergulho, esqui, luta e boxe.
Em 1912 se mudou para a Inglaterra para se tornar um boxeador profissional. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi exilado com outros alemães em um campo de concentração, onde trabalhou como enfermeiro. Pode assim aplicar seus conhecimentos do corpo humano em prisioneiros feridos e doentes, usando molas de metal fixadas nas camas do hospital para reabilitação desses pacientes, o que foi a base do desenvolvimento do seu método, que nomeou posteriormente de “Contrologia”.

Depois da guerra, Joseph Pilates retornou para a Alemanha. Treinou a polícia de Hamburgo e muitas outras personalidade conhecidas, como dançarinos e esportistas. Pilates recusou a oferta para treinar o exército alemão e em 1925 imigrou para os EUA. No navio, conheceu sua futura esposa, Clara. Juntos abriram o primeiro estúdio de Pilates em Nova York. No mesmo prédio estava localizado o New York City Ballet, sob a direção de George Balanchine, e o resultado dos treinamentos com os dançarinos tornou Pilates conhecido na cena da dança. George Balanchine considerava Joseph “O gênio do corpo”. Com o passar dos anos, Pilates constantemente aprimorou seu método e desenvolveu uma grande variedade de equipamentos.

O Método Pilates é um treinamento físico que fortalece todos os grupos musculares simultaneamente, tornando o corpo mais flexível e equilibrado. Todos os movimentos começam e são suportados pelo centro do corpo, que chamamos de Core. Oferece um treinamento variado e estimulante com mais de 500 exercícios, que podem ser executados com ou sem equipamentos. A respiração também é treinada para aliviar tensões e estimular a circulação. Os exercícios podem ser adaptados individualmente, dependendo do condicionamento do aluno, e também podem ser usados para reabilitação.

Praticantes regulares do método terão como benefício:

– Fortalecimento dos músculos
– Melhora da mobilidade
– Redução do stress
– Fortalecimento do Core
– Alívio de dor crônica nas costas
– Melhora da coordenação e equilíbrio
– Melhora da resistência física
– Alongamento da silhueta
– Estímulo da circulação sanguíneo e metabolismo
– Melhora do rendimento em esportes
– Correção postural

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